Centro de Dia

Centro Social da Ega

Caraterização da Instituição

Designação
Centro Social Polivalente de Ega      

Localização / Endereço
Rua da Calçada n.º20, Casal da Vila - Ega
3150 – 256 – EGA
Telefone/Fax: 239 945282
E-mail: geral@centrosocialega.pt

Freguesia de EGA
Concelho de Condeixa-a-Nova
Distrito de Coimbra, Portugal
Estatuto jurídico: Associação - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
NIPC:
501 266 992
Data da Constituição: 21/01/1977
Início da Atividade Social: 03/08/1989
Atividade Principal – Acão Social

Edifício Próprio - Sede

Estrutura:
Piso -1 - 1 Gabinete de Direção, 1Gabinete Diretor Técnico, 1 Gabinete Serviço Social; 1 Gabinete Administrativo; 1 Gabinete de enfermagem; 1 Gabinete Médico; 1 Gabinete de Estética/ cabeleireiro; Quarto de descanso; Sala de Fisioterpaia, 2 Salas de convívio;1 Sala de atividades; 1 Refeitório; 1 Cozinha, 1 Lavandaria; 6 Casas de banho,1 Sala para colaboradores, sala de transição,  arrecadações .

Piso o - 1 copa ; 1 casa de banho para banhos assistidos; 2 Quartos triplos;  23 Quartos duplos e 8 Quartos individuais. Todos os quartos têm 1 casa de banho.

Exterior:
Logradouros;  Jardim;
 

Edifício - Apoio à sede

Antiga Sede; Loja Social
 

Respostas Sociais

C.D. e S.A.D
Serviços: Refeições; Higiene e Cuidados de Imagem; Tratamento de Roupas; Higiene Habitacional; Transporte; Animação; Acompanhamento na área da saúde; Acompanhamento ao Exterior; outros serviços solicitados.

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (E.R.P.I.)
– Serviço de Alojamento, Refeições; Higiene e Cuidados de Imagem; Tratamento de Roupas; Transporte; Animação/Ocupação; Acompanhamento na área da saúde; Acompanhamento ao Exterior; outros serviços solicitados.

 

Acordos de Cooperação (ISS -Centro Distrital de Coimbra)
Centro de Dia – 30 clientes;
S.A.D - 35
E.R.P.I. 48 Utentes (entre as quais 10 Vagas Cativas)

 

Outros Serviços/Respostas

Cantina Social: 13 Refeições gratuitas/diárias
Gabinete de Atendimento à população: atendimento no âmbito do RSI, emprego, etc.
Loja Social
Banco de Produtos de Apoio
PO APMC

 

Parcerias

Segurança Social
Câmara Municipal
Escola Superior de Educação de Coimbra
Escola Fernando Namora de Condeixa

 

Colaboração

Rendimento Social de Inserção
Conselho Local de Acão Social de Condeixa
Centro de Emprego de Coimbra
Equipa de Intervenção Direta
PES

 

Recursos Financeiros: Quotização dos Sócios; Comparticipação dos clientes SAD, CD e E.R.P.I; Subsídios atribuídos por entidades oficiais de forma pontual; Donativos de pessoas singulares; Patrocínios de pessoas colectivas; Acordos com entidades oficiais.

 

Gestão

Os órgãos de gestão estatutários são os seguintes:
            - Assembleia-geral
            - Direção
            - Conselho Fiscal

 

Representante legal: Presidente da Direção

 

Organograma

 

Enquadramento Estratégico

Missão
Apoiar, respeitar e acarinhar o idoso, a família e outras pessoas da comunidade, respondendo às suas necessidades específicas e promover qualidade de vida com dedicação e humildade.

Visão
Disponibilizar um conjunto de serviços, incluindo Lar, na nova sede social, com um nível de qualidade certificada, prestada por pessoas altamente qualificadas.

A comunidade terá uma relação próxima com a instituição, reconhecerá o seu valor e participará na sua sustentabilidade.

 

Valores
Sinceridade - Prestamos aos nossos clientes, colaboradores e parceiros informação relevante e precisa, esclarecendo as suas dúvidas e mantendo-os informados relativamente aos serviços prestados pela instituição.

Respeito – Prestamos cuidados de acordo com as necessidades do cliente, oferecendo um serviço integral, respeitando a sua privacidade e tratando-o com urbanidade.
Respeitamos as diferenças os valores e características individuais.

Solidariedade – Esforçamo-nos por responder aos nossos clientes mesmo que interfira com os interesses pessoais de cada colaborador e dirigente

Humanização – Tratamos os clientes com humanidade e empatia.
Tratamos os clientes como em situação semelhante gostaríamos de ser tratados.

Responsabilidade – Baseamo-nos em relações de compromisso e autonomia profissional com forte respeito pelas regras de funcionamento não prejudicando clientes, colaboradores e a própria instituição.

Transparência – Disponibilizamos informação clara e completa relativamente às regras da instituição e à sua situação financeira.
Partilhamos entre equipas toda a informação necessária a um desempenho profissional excelente.

Humildade – Somos determinados na busca de sucessos, mas estes são alcançados em prol da qualidade de vida dos nossos clientes e desenvolvimento da comunidade.

 

Política da Qualidade

O Centro Social Polivalente de Ega definiu como base da sua gestão estratégica a Política da Qualidade fundamentando-se nos seguintes princípios:

Focalização no cliente, visando a satisfação das suas necessidades e expectativas;
Implementação de uma comunicação interna e externa eficaz;
Promoção da satisfação de necessidades e expectativas dos colaboradores e partes interessadas;
Focalização na edificação, manutenção e conservação das infra-estruturas e nas condições de gestão do ambiente de trabalho;
Melhoria do nível de sustentabilidade financeira;
Revisão periódica do sistema de gestão da qualidade em busca de oportunidades de melhoria;

Garantia de uma Política da Qualidade entendida e assumida por todos os colaboradores